Bem-vindo ao nosso site

 

No Guia do Guia do Emprego & Carreira você irá encontrar um conteúdo voltado para auxiliar quem está na busca de um novo emprego. São dicas importantes sobre organização, gestão do tempo, entrevistas, currículo, direitos e muito mais. Acompanhe também as mais recentes notícias e artigos sobre vagas de trabalho, carreira, cursos, etc.

Visite também :

Nossa página no Facebook:  Guia do Empego & Carreira

Nosso canal no Youtube:  Guia do Emprego & Carreira 

 

Em destaque

  • 27/06/2021 07:58

    Estes certificados de inglês fazem a diferença no currículo

     

    Para quem está estudando para tirar um certificado de proficiência em inglês, a Cambridge University oferece algumas alternativas aos tradicionais TOEFL e IELTS. Os chamados ESOL, são 6 exames de proficiência desenvolvidos pelo departamento de Inglês da universidade.

    Jornada da Super Mulher: O despertar do seu poder interior para uma vida pessoal e profissional verdadeiramente abundante

    Entre as categorias que formam o ESOL, 5 provas avaliam um nível de proficiência diferente e 1 é voltada à inglês para negócios.  As provas são:

    • Key (KET) – Key English Test – Avalia o nível A2.
    • Preliminary (PET), PET for Schools – Preliminary English Test – Avalia o nível B1.
    • First (FCE) – First Certificate in English – Avalia o nível B2.
    • Advanced (CAE) – Certificate of Advanced English Avalia o nível C1.
    • Proficiency (CPE) – Certificate of Proficiency in English – Avalia o nível C2.
    • BEC – Business English Certificates – Inglês para negócios que avalia os níveis B1, B2 e C1.

    A estudante de Direito Fernanda Nemr encarou os exames de Cambridge como uma oportunidade de melhorar seu inglês cada vez mais. Além de saber que poderia precisar dos exames no futuro – para programas de intercâmbio e oportunidades de emprego, por exemplo – ela se incentivava pelo desafio.

     

    Fonte: https://exame.com/carreira/certificados-de-ingles-cambridge-curriculo/

  • 08/06/2021 09:28

    Os hábitos malvistos que estimulam a criatividade

    Se a história da criatividade nos ensina alguma coisa, é que as grandes ideias geralmente surgem quando menos esperamos.

    Veja o caso de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), que contava que as melodias chegavam até ele enquanto estava comendo em um restaurante, caminhando para fazer a digestão ou se preparando à noite para dormir.

    "Aquelas que me agradam, eu guardo e até murmuro; pelo menos, foi o que me disseram", ele escreveu.

    "Me parece impossível dizer de onde vêm e como chegam até mim; o fato é que não consigo fazê-las vir quando quero."

    E não foi apenas Mozart que vivenciou esse fenômeno.

    O matemático francês Henri Poincaré (1854-1912) relatou como fez descobertas durante viagens de ônibus ou caminhadas à beira-mar, enquanto a escritora inglesa Agatha Christie (1890-1976) teve muitas ideias para suas histórias de crime enquanto lavava a mão ou tomava banho.

    "Não acho que a necessidade seja a mãe da invenção", escreveu ela em sua autobiografia. "A invenção, na minha opinião, surge diretamente do ócio, possivelmente também da preguiça."

    Os psicólogos parecem concordar. Há fortes evidências de que os insights criativos têm muito mais probabilidade de ocorrer após um período de "incubação" — no qual você se concentra em algo totalmente diferente do trabalho em questão, enquanto seu cérebro trabalha nos bastidores.

    Isso pode incluir dar um passeio, fazer tarefas domésticas ou tomar um banho. Até mesmo nossa procrastinação no trabalho — como assistir a vídeos engraçados no YouTube — pode ser útil para a solução dos nossos problemas, desde que seja feita com moderação.

    Pensamento livre
    Há muitas razões pelas quais um período de incubação pode levar a ideias inovadoras e criativas.

    De acordo com uma das principais teorias, depende do poder da mente inconsciente: quando deixamos nossa tarefa de lado, o cérebro continua a procurar soluções inconscientemente, até que uma solução apareça.

    Tão importante quanto, um período de incubação nos permite obter alguma distância psicológica da tarefa em questão.

    Quando você passa muito tempo se concentrando em um problema, pode ficar obcecado por certas soluções óbvias.

    O período de incubação ajuda a ampliar seu foco mental para que você seja capaz de fazer conexões e voltar ao problema com uma nova perspectiva.

    Curiosamente, a incubação pode funcionar melhor quando sua mente está distraída com uma tarefa envolvente, mas relativamente fácil, de modo que tenha espaço suficiente para vagar livremente.

    Em 2012, o psicólogo Benjamin Baird e seus colegas colocaram essa ideia à prova com um experimento engenhoso.

    Os participantes foram primeiramente solicitados a fazer um teste clássico de criatividade chamado "Tarefa de Usos Incomuns".

    Como o nome sugere, o objetivo é encontrar o maior número possível de usos surpreendentes para um objeto comum, como um tijolo ou um cabide.

    Depois de alguns minutos de brainstorming, era chegada a hora de um período de incubação. Alguns estudantes tiveram permissão para descansar por 12 minutos.

    Outros foram submetidos a um teste pouco exigente, no qual foram apresentados a uma série de dígitos e tiveram que dizer, de forma intermitente, se o número era par ou ímpar.

    Isso é semelhante a fazer uma tarefa doméstica, como lavar a louça — requer um pouco de foco, mas ainda permite muito espaço para a mente divagar.

    Um terceiro grupo recebeu uma tarefa mais difícil, em que os participantes tiveram que manter os números na memória por um curto período, antes de dar suas respostas.

    Em termos de esforço mental necessário, esta última atividade está mais próxima do pensamento concentrado que normalmente temos no trabalho; não deixa muito espaço mental para divagar.

     

    Fonte:  g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/2021/06/07/os-habitos-malvistos-que-estimulam-a-criatividade.ghtml

  • 30/05/2021 15:52

    Pensando em largar o seu emprego para empreender? Veja 7 conselhos de ex-executiva do Google

     

    Quando Cami Galles decidiu largar o seu emprego no Google para empreender, muitas pessoas achavam que era uma decisão errada. “Depois de uma década construindo o sonho de outra pessoa, gerando milhões em vendas para meus empregadores, eu sabia que era hora de apostar em mim mesma e lançar minha própria empresa de mídia digital e entretenimento”, afirma.

    Foi o que ela fez, e pediu demissão em 2016 para seguir o seu sonho. No entanto, ela sabe que é uma decisão que deve ser tomada com cuidado. Para o Business Insider, a empreendedora lista sete ações que devem ser feitas antes de se demitir para abrir uma empresa.

    Plano de saúde
    Tenha um plano de saúde antes de deixar o emprego — um problema de saúde pode acabar com o seu dinheiro e afundar seus negócios antes de começar.

    Dinheiro para seis meses de despesas
    Não mergulhe no empreendedorismo sem nenhuma economia. “Isso vai causar estresse, ansiedade e deixar sua carteira chorando por misericórdia. Tente economizar pelo menos seis meses em dinheiro antes de largar o emprego”, diz Galles.

    Uma mentalidade determinada
    É fundamental acreditar que seu negócio pode ter sucesso. Um novo empreendimento ou mudança de carreira pode levar mais de um ano para realmente decolar. Você precisa ter confiança e vigor mental para enfrentar o começo difícil.

    Tenha em mente o motivo pelo qual iniciou este negócio. Isso fortalece sua determinação mental e o mantém animado com sua jornada mesmo sem resultado financeiro imediato. Conforme sua empresa decola, procure todo o reforço positivo que puder encontrar — desde sua primeira venda até uma curtida no Instagram.

    Analise as possibilidades
    Procure outras pessoas em sua área que estão fazendo isso funcionar. Confira seus concorrentes e estude-os. O que funciona para eles? O que não funciona? O que você faria de diferente? Todas essas informações ajudarão a fazer com que sua ideia avance ainda mais rápido, diz Galles.

    Fluxo de renda
    Pode ser difícil abrir mão de um salário fixo. Tente encontrar um fluxo de receita para aliviar um pouco a pressão sobre o seu negócio, como vender pela internet ou trabalhar como Uber no fim de semana. Também é possível cortar despesas, como cancelar assinaturas de serviços que você não usa com frequência.

    Sessão de fotos de qualidade
    Invista em uma foto profissional que represente sua personalidade e negócio. Esta é a primeira apresentação visual de sua marca, então vale a pena acertar. “Esta foto não é apenas para o seu site. Estará estampado em todo o LinkedIn, mídia social, sua assinatura de e-mail, outros perfis de mídia social, oportunidades de palestras e biografias empresariais”, diz Galles.

    Saiba responder o que você faz
    Você deve ser capaz de resumir o que faz em apenas algumas frases. A descrição pode mudar ligeiramente com base em quem está fazendo a pergunta. “Apenas certifique-se de incluir o valor que você traz e diga-o com um sorriso. Quando você responde a esta pergunta com confiança, isso diz muito”, afirma Galles.

     

     

    FONTE: https://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2021/05/pensando-em-largar-o-seu-emprego-para-empreender-veja-7-conselhos-de-ex-executiva-do-google.html

  • 27/05/2021 09:15

    45% dos profissionais já mentiu sobre estar desempregado para pessoas próximas

    Fonte: vocesa.abril.com.br/mercado/45-dos-profissionais-ja-mentiu-sobre-estar-desempregado-para-pessoas-proximas/

  • 22/05/2021 13:13

    Estas 10 respostas vão te ajudar na entrevista de emprego

    Em um processo seletivo, falar dos pontos fortes é fácil – provavelmente você até está pensando neles neste exato momento. Mas o que responder sobre pontos fracos? Afinal, esse é um momento em que você espera discutir as habilidades, talentos e capacidades que o tornam o candidato mais forte para o trabalho, e não justamente o contrário.

    Porém, ainda que enquadrar possíveis fraquezas de maneira positiva seja desafiador, quando você combina o autoconhecimento com um plano de ação, pode rapidamente se diferenciar de outros candidatos. Por isso, a chave para se preparar para esta pergunta é identificar os pontos fracos que comunicam força.

    Mas para quem ainda não sabe exatamente como fazer isso, o Indeed, um dos principais buscadores de vagas de emprego do mundo, reuniu 10 pontos fracos e exemplos de como abordá-los em um recrutamento.

    Confira 10 exemplos de pontos fracos para entrevistas de empregos:

    Antes de mais nada, os exemplos que mostraremos a seguir têm o objetivo de ajudar a identificar suas áreas de melhoria. Seja sincero consigo próprio e, caso a sua característica a desenvolver não esteja na nossa lista, busque identificá-la e trabalhar para superá-la – e lembre-se sempre de explicar como você está trabalhando para superar suas deficiências.

    Apresentando o problema e a solução, você pode transformar sua fraqueza em um ponto forte. Aqui estão alguns exemplos dos melhores pontos fracos a serem mencionados em uma entrevista, segundo o Indeed.

    #1 Eu me concentro demais nos detalhes
    Ser orientado aos detalhes normalmente é uma coisa boa, mas se você é alguém que tende a gastar muito tempo neles também pode ser considerado um ponto fraco. Apesar disso, ao compartilhar que se concentra muito nos detalhes, você mostra ao entrevistador que é capaz de ajudar a organização a evitar até mesmo pequenos erros.

    Entretanto, certifique-se de explicar como você está fazendo melhorias nesta área, tendo em vista o quadro geral. Embora os empregadores possam não amar a ideia de ter um funcionário que se preocupa com os pontos mais delicados, um candidato que garanta qualidade e busca pelo equilíbrio pode ser um grande trunfo.

    Exemplo:

    “Minha maior fraqueza é que às vezes me concentro demais nos detalhes de um projeto e passo muito tempo analisando os pontos mais delicados. Tenho me esforçado para melhorar nessa área, verificando-me em intervalos regulares e dando a mim mesmo/a a chance de voltar a me concentrar no contexto geral. Dessa forma, ainda posso garantir a qualidade sem ficar tão preso aos detalhes, a ponto de afetar minha produtividade ou a capacidade da equipe de cumprir o prazo.”

    #2 Tenho dificuldade em abandonar um projeto
    Quando você despende muito tempo e esforço em algo, é fácil ficar apreensivo em marcá-lo como concluído ou repassá-lo para outra equipe. Sempre há espaço para melhorias e algumas pessoas tendem a criticar demais seu próprio trabalho ou tentar mudanças de última hora – o que pode ameaçar o cronograma.

    Ao mesmo tempo, no entanto, análises de última hora podem ajudar a eliminar erros e tornar o produto final mais refinado. Se este for o seu ponto fraco, compartilhe como você está se esforçando para melhorar, estabelecendo um prazo para todas as revisões e sendo proativo em relação às mudanças, de modo que não espere até o último minuto.

    Exemplo:

    “Minha maior fraqueza é que às vezes tenho dificuldade em abrir mão de um projeto. Sou o maior crítico do meu próprio trabalho. Sempre posso encontrar algo que precisa ser melhorado ou alterado. Para me ajudar a melhorar nessa área, estabeleço prazos para revisões. Isso ajuda a garantir que não vou fazer alterações de última hora.”

     

     

    Fonte: https://exame.com/carreira/estas-10-respostas-vao-te-ajudar-na-entrevista-de-emprego/

  • 21/05/2021 05:15

    Buscando o primeiro emprego? CEOs listam conselhos para quem quer entrar no mercado de trabalho em 2021

    Entrar no mercado de trabalho em 2021 significa adaptar-se a um ambiente de constantes mudanças, além da construção de relacionamentos e aprendizado por meio de telas. Para ajudar no processo, a Business Insider pediu a 11 executivos de grandes empresas que listassem conselhos para os recém-formados que estão buscando o primeiro emprego em suas áreas de atuação. Confira:

     

    - Wayne Berger, diretor executivo da empresa de imóveis comerciais IWG

    "É crescente o número de organizações que estão se movendo em direção a um ambiente de trabalho híbrido, e os recém-chegados terão que se adaptar à integração remota. Meu conselho é fazer isso de mente aberta, com paciência e criatividade para estabelecer conexões virtualmente. Além disso, seja proativo e esteja disposto a desempenhar tarefas diversas, mas sempre buscando um equilíbrio saudável entre sua vida profissional e pessoal.”

     

    - John Caplan, presidente do Alibaba para a América do Norte e Europa

    “Quando penso em quais conselhos dar aos mais jovens, o primeiro que vem à minha cabeça é ouvir mais e falar menos, principalmente nas entrevistas de emprego. Os candidatos mais interessantes que eu já entrevistei ouviam com paciência e depois buscavam no seu próprio repertório algo interessante para compartilhar sobre o tema da conversa. O mundo, a tecnologia, os negócios: tudo muda muito rápido. Mas o exercício da escuta nunca vai mudar.”

     

    - Thasunda Duckett, CEO da empresa de serviços financeiros TIAA

    "Abrace sua autenticidade. Saiba que sua voz é necessária e exigida. Acredite em sua história. Adquira sua história. Quando você é dono de sua história, seu eu mais ousado transparece."

     

    - Bob Eckel, presidente e CEO da Aware, empresa de software de biometria

    "Em primeiro lugar, siga seu coração e faça algo que o motive e interesse. Mesmo que o dinheiro seja um pouco menos do que o esperado, ou não seja a posição ou título desejado, isso mudará. Se você seguir suas paixões, eventualmente terá sucesso."

     

    - Kelly Grier, presidente e sócia-gerente da EY nos Estados Unidos

    "Procure empresas e líderes que tenham compaixão, que apoiem o seu bem-estar, que encorajem a pedir ajuda e inspirem com o propósito deles. Reserve um tempo para ouvir, verifique de forma proativa seus colegas e busque intencionalmente diversas perspectivas. Use sua paixão para promover a equidade e criar impacto. Seja fiel ao seu idealismo e fervor por mudanças significativas."

     

    Fonte:  https://revistapegn.globo.com/Emprego/noticia/2021/05/buscando-o-primeiro-emprego-ceos-listam-conselhos-para-quem-quer-entrar-no-mercado-de-trabalho-em-2021.html 

  • 18/05/2021 15:09

    Empresas oferecem bolsas de até 10 mil dólares para estudar no Canadá

    Para quem sonha em morar ou estudar fora do Brasil, o Canadá está se tornando um destino de oportunidades. O país possui mais de 40 programas de imigração para residência permanente e espera atrair mais de 1 milhão de imigrantes até 2023.

    Juntar produtividade e qualidade de vida é possível. Descubra como no novo curso da EXAME Academy

    A Revelo, empresa de tecnologia para Recursos Humanos, se uniu à agência SEDA Intercâmbios para ampliar as chances de brasileiros que desejam se mudar para o Canadá.

    A parceria das duas empresas vai oferecer bolsas de estudo de até 10 mil dólares canadenses e financiamento em cursos com parcelas de 12, 18 ou 24 vezes. Dessa forma, estudantes poderão terminar de pagar após se formar.

     

     

    Fonte: https://exame.com/carreira/empresas-oferecem-bolsas-de-ate-10-mil-dolares-para-estudar-no-canada/

  • 15/05/2021 07:17

    Qual o melhor momento para pedir um aumento de salário?

     

    Fonte:  https://vocesa.abril.com.br/blog/guru/qual-o-melhor-momento-para-pedir-um-aumento-de-salario/

  • 14/05/2021 09:24

    Feira Preta lança plataforma online de vendas para empreendedores negros com apoio do Santander

    A Feira Preta anuncia nesta quinta-feira (13/05) a criação de um marketplace voltado para empreendedores negros, indígenas, LGBT+ e quilombolas. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Santander Brasil e já conta com 500 produtos cadastrados de 150 empreendimentos. Empreendedores interessados em compartilhar seus produtos na plataforma devem ter preferencialmente participado de uma edição da Feira Preta ou por alguma das acelerações da PretaHub, mas o marketplace está aberto a todos empresários ligados às causas de propósito e questões ativistas

    Fonte: https://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2021/05/feira-preta-lanca-plataforma-online-de-vendas-para-empreendedores-negros-com-apoio-do-santander.html

  • 11/05/2021 06:56

    Instituto dá bolsas de estudo de até 100% para cursos rápidos nos EUA

    LAIOB (Latin America Institute of Business) abriu as inscrições nesta segunda-feira, 20, para seu programa de bolsas de estudo para cursos de duas semanas na Ohio University, nos Estados Unidos. 

    Pronto para dar o próximo grande passo na sua carreira? Confira o MBA Online de Liderança, Gestão da Inovação e Alta Performance

    As bolsas de estudo podem ser de 30%, 50%, 70% e 100% em cursos como Gestão Estratégica de Marketing, Administração e Liderança, Finanças Corporativas e Gestão de Projetos.  A seleção começa agora e os cursos ocorrem em julho de 2022. 

    Enquanto a experiência internacional pode ser um reforço para tornar seu currículo mais competitivo, cursos curtos ainda adicionam novas habilidades e atualizam a formação profissional.  

    Fonte: https://exame.com/carreira/instituto-da-bolsas-de-estudo-de-ate-100-para-cursos-rapidos-nos-eua/

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Contato

GUIA DO EMPREGO & CARREIRA

Publisher: Diomarcos Prado

© 2015 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode